Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

AFRICA DO SUL QUE SERÁ DOS BRANCOS

 
                               https://www.facebook.com/Aduquar/videos/1315460131840251/


Apesar de saber que Africa acabou para os brancos, jamais imaginei ver o que neste momento se passa na Africa do Sul.

De modo algum queria abrir a gaveta das recordações do que passamos quando chegamos a este pais vindos de Moçambique, quando da descolonização, o tratamento que tivemos os bens que lá deixamos, o sofrimento de todos que se julgavam filhos daquele país e o modo como fomos na altura tratados.

Sei que houve, naquelas cantinas pelos matos fora. que apenas ali estavam a servir um povo local, pessoas que passaram anos a fio a juntar o tostão que lhe garantisse a velhice, atrocidades terríveis, mortes inglórias, sob a desculpa da independência.

Isso foi já há muitos anos inesquecíveis pelo menos para quem lá nasceu e nada mais conhecia que aquele país que julgava seu.

De tudo que passamos quis arrumar numa gaveta da memoria, bem fechada, e fui a luta para uma nova vida.

Nessa gaveta estão retratos de vidas passadas e roubadas pelo país Portugal que nos tratou pior que animais, após todos nós termos sido vendidos, espoliados, abandonados por senhores que ainda hoje tem lugares de destaque como heróis, quando afinal heróis foram todos aqueles que deixaram para trás bens, famílias, toda uma vida feita , não à sombra da bananeira mas com seu suor e trabalho.

Dizia eu que havia fechado essa gaveta de recordações terríveis, hoje quando a entreabro já de lá saí uma ou outra flor perante o que hoje se sabe do que se está a passar na Africa do Sul.

Jà não falo da Rhodesia, hoje Zimbabué a Suiça Africana pois como lá vivi metia-a na mesma gaveta das vivencias de Moçambique.

Hoje do que se fala é da miséria humana que os brancos passam na Africa do Sul.

Horrível o roubo e a matança que vai por aquele país fora.

Estupram mulheres matam crianças e roubam as farmas porque pensam que elas produzem sem trabalho.

As fotos que hoje vi de pessoas aquém batem e torturam até a morte, velhinhos que outrora tinham a sua vida organizada, pedindo pelas ruas apenas uma moeda porque tem fome e sem abrigos.

Brancos que não sabem para onde fugir porque toda a vida ali viveram, e nem documentos tem.

O que me deixou mais sensibilidade e pena é da crianças que as mães deixam entregues a amas que as tortura à pancada, bebes que não se podem defender.(video abaixo)

Brancos da SA não esperem melhoras, procurem uma fuga para um futuro que mesmo parecendo pior dos piores vale a pena.


























Sem comentários: