Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

terça-feira, 7 de agosto de 2018

MARIA MIGUEL- FLORIDA



Contra Alemanha


Italia




Holanda

Casa Pia

Porque somos tão vaidosos com os nossos?

Primeiro com os nossos filhos, desde que os carregamos no ventre até se fazerem homens,só vemos à nossa frente os nossos meninos.

Durante muitos anos , envaidecidas em excesso, esquecemos o que de errado possam fazer, corrigindo-os, e sorrindo quando são um sucesso.

Chega a uma altura que de tão crescidos ficarem vamos tendo menos que falar, pois a vida passa a ser apenas deles que um dia passarão aos seus filhos como nós fizemos.

Sei que nos chamam mães galinha mas não é mais que a protecção que lhes queremos dar, a vaidade fruto de uma educação que lhes demos ou pelo menos tentamos.

Pois bem, eu fui dessas mães galinhas, pior ainda é que ainda continuo com esse vicio, mas agora passou para as netas.

Tenho apenas duas meninas que foram criadas aqui em casa pois nesta modernices e necessidades actuais, os pais tem que trabalhar, muitas vezes em horários esquisitos onde o domingo deixou de existir, e pouco tempo tem para lhes dedicar.

Como tal passamos a substitui-los em tudo que haveria ser dado por eles, trocar as fraldas, e dar o biberão , acompanhara o crescimento, escola , as primeiras letras, e pela vida fora. É fantastico poder usufruir destas coisas que pelos motivos já escritos o não podemos fazer com os nossos filhos.

Penso que a baixa natalidade este país também se deve problema “onde deixar o filho quando forem trabalhar”

As minhas tiveram os braços da bisavó e avós não sei até quando mas com muito amor.
Ora por motivos que desconheço totalmente, a mais velha desde sempre se apaixonou pelos pontapés na bola, e o pai fez-lhe a vontade mas dentro de um acordo sério, podia praticar o dito desporto desde que as notas do colégio não fossem afetadas.

Realmente Maria é uma excelente aluna e tornou-se num apaixonada deste desporto e o que começou por brincadeira, acabou por se tornar a sério.

Aos poucos foi subindo até que passou a internacional, representando o nosso país levando as 5 quinas ao peito nos equipamentos, com muito orgulho.

Sábado viajou para Florida depois de alguns jogos efectuados na Europa e apraz-me muito ver as fotos dela e da equipe.

Joga hoje contra El Salvador, noutros dias será com outros países, oxalá corra bem que levem o nome de Portugal bem longe.






segunda-feira, 6 de agosto de 2018

MORREU CINE TEATRO S. TIAGO TETE







Na verdade há um tempo que pouco ou nada escrevo aqui no meu Blogue, mas apenas por estar ocupada com afazeres que são prioritários.

Hoje tenho que aqui escrever como se fosse num velho diário que tanto se usava no meu tempo, com fechadura e tudo, não fosse algum curioso ler o que nos ia na alma.

Nestes tempos modernos é o Blogue, onde não só se alivia o coração como se partilha com todos as dores e alegrias da vida.

Tudo isto para dizer que ontem o meu coração ficou triste, ao ponto de uma lágrima toldar-me a vista.

Como se diz quem não tem passado não tem futuro, e eu prezo muito de ter um passado feliz desde menina, como tal ele existe guardado na minha memoria arrumadinho, mas sempre presente.

Era eu muito jovem, quando o amor bateu à porta do meu coração e como todas nós ficamos deslumbradas com esse namoro ´muitas vezes ás escondidas, de todos por diversas razões .

Era no jardim debaixo de uma acácia vermelha que nos sentávamos de mão dadas muitas vezes num silencio que tudo dizia.

Ao domingo era no escurinho do cinema que às escondidas arranjávamos maneira de passar o filme de mão dadas, muitas vezes ombros encostados e olhos perdidos num no outro em completo silencio, assim ninguém desconfiava.

Como me recordo dessas matinés onde nem o ar condicionado nos arrefecia.

As idas ao café Dominó ao fim da tarde sentados frente a frente , deixando que a bebida acabasse por ser esquecida.

Tantas palavras tontas, mas cheias de muito significado que nos punha o coração do tamanho de uma ervilha.

Passaram anos e casei com o mesmo malandrote que durante muito tempo foi cúmplice de tudo.

Assim a minha vida de casada teve um começo, um local uma historia que nunca esqueci.

Há uns anos fui de viagem aquelas terras onde nasci e nunca esqueci, comigo ia a minha filha já crescida e licenciada.

Mostrei-lhe o colégio onde tanta saudade deixou na juventude ali vivida e já com intenção fui ao cine teatro S. Tiago onde a minha historia de amor começou

Em frente a ele já de portas entaipado e escadas todas partidas, aquelas escadas de mármore, como era possível.


Fechei os olhos por momentos em frente dele e num ápice passei na minha memoria toda a minha historia ali vivida desde a sua inauguração.

Senti uma paz interior que me fez aflorar um sorriso de felicidade.
Todo o filme do passado feliz estava ali ao meu lado, quase via a goma a espera de tabaco que a tropa lhe dava e a fila para comprar os bilhetes para a sessão que estava em cartaz ao funcionário do outro lado do guichet , o amigo Luís.

Acordei rapidamente com o barulho dos passos de uma velhinha que ia a passar, quando avancei para ver o Dominó completamente abandonado, e fiquei com a esperança que um dia alguém o reconstruisse para uso da juventude tetense uma vez que por interesses económico já haviam deitado abaixo o Kudeca.

Fui sabendo sempre noticias daquela terra, até que ontem me enviaram um vídeo onde todo meu sonho ardia.

Acabou o S. Tiago o Dominó etc, chegaram-lhe o fogo talvez , ficou tudo em cinzas.

Senti uma dor infinita no meu peito, morreu o Cine teatro e o café que deixou tantas recordações às gentes que amam aquela terra.

Ficou apenas na minha historia de vida, a as boas recordações.