Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

domingo, 1 de setembro de 2013

Bateu forte a saudade

 photo sera-o-forte-de-Sena.jpg
Placa no Forte em Tete


Hoje bateu forte a saudade, além de que fiquei muito feliz reconhecer mais uma vez que Tete deixou profundas marcas nas gentes mais antiga e nos mais jovens.

É que esta manha ao aceder ao facebook dei com uma data de fotografias imensamente comentadas por gente jovem, aquela geração depois da minha que vieram de Moçambique ainda meninas/os e que tão presente tem as recordações dos tempos ali vividos.

E lembraram locais, episódios de vida, amizades antigas, professoras, colegas etc.

Estou realmente emocionada porque todos me dizem que devo ser a única saudosista dum país que nos deixou partir quase sem nada, deixando o fruto de trabalho de tantos anos dos nossos pais, e chegando a esta terra e ter que recomeçar do nada.

Deveríamos ter ódio não é?

Mas não, uma profunda ligação nos une aquelas terras aos seus cheiros as frutas aos locais onde passamos grande parte da nossa juventude e as gentes que são do melhor que há.

O que se passou foi uma situação de uma tremenda repressão durante séculos, que estoirou mal, bem entendido, mas tinha que ser devem reconhece-lo, acabando por pagarmos todos.

Quem não reconhece muitas situações indiscritíveis passadas com aquele povo?

Estou já há mais anos em Portugal que aqueles que lá vivi apesar de ali ter nascido no entanto um todo me liga aquela terra.

Só assim se entende que passados tantos anos ainda se encha uma sala quando chega o dia do almoço dos Tetenses.

Não há doutores, nem engenheiros nem machambeiros nem pedreiros, mas pessoas com uma coração batendo em uníssono por uma amizade que jamais morrerá.

Ali somo apenas Tetenses, aquele que nas memórias tem sempre uma história para contar que nos interliga todos, de tal modo que a passam aos nossos herdeiros o que muito me apraz ver tantas presenças de filhos e netos que apenas ouviram falar dum país maravilhoso que fez todos felizes.
 photo TETE-10.jpg


Deixo mais uma recordação que talvez muitos já nem se lembrem !


A todos aqueles que nos trazem notícias da nossa terra o meu agradecimento.


Façam favor de ser felizes.!