Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

AS SUPERNANNYS


Tenho, ultimamente lido no facebook milhares de “post” sobre um programa que está a passar num canal televisivo cujo nome “Supernnanny”

Por acaso ainda não vi nenhum mas pelos comentários é certo e sabido do que se trata.

Na verdade as gentes portuguesas podem dizer mal de um programa ao extremo no entanto não deixam de ver religiosamente à hora marcada, mesmo que haja mais canais , mas mais que não seja para ter assunto para escrever e insultar todos os envolvidos no dita estação.

Confesso que é um assunto que tem que se lhe diga mas quem não tem culpas que atire a primeira pedra.

Que eu saiba as crianças nascem com o “disco rígido” limpinho, a partir daqui cabe aos pais colocar toda a informação necessária para que não se chegues aos extremos a que se refere o programa.

Sou mãe, avó e fui filha, logo imagine-se as supernannys que por aqui andaram…

Oh se andaram !! O máximo que houve nestas gerações foi uma macaiai que nada mais fazia que olhar para que os bebes não ficassem sozinhos por minutos que fosse.

Quanto a educação isso competia aos pais.

Se levantassem a mão mesmo que fosse à empregada logo ao pais o repreendiam chamando-os atenção ou se preciso fosse lá estava a palmadinha na mão, para verem que fizeram mal.

Ah porque são pequeninos e não entendem…, aí entendem sim porque não o tornam a fazer ou se o fizerem levam outra e outra até aprenderem.

A obediência, o bom comportamento a educação etc são de casa que se aprende.

Talvez por ser tão complexo educar uma criança, eu tenha prescindido dos empregos e os tenha acompanhado até muito tarde, mas hoje tenho o prazer de dizer que tenho uma família maravilhosa.

Por vezes nem todo o dinheiro compra coisas básicas entre pais e filhos, aliás mesmo que por força das circunstâncias da vida tenhamos que trabalhar, fora do emprego em primeiro lugar está atenção aos filhos, falar com eles, perguntar-lhes como correu a escola, leva-los ao jardim para brincarem e não chegar a casa ligar-lhes a TV ou dar-lhes para as mãos jogos eletrotécnicos, e ao fim de semana mete-los nos centros comerciais.

Se todos cumprissem os seus deveres de pai e mãe, as supernannys não eram necessárias, porque isto envergonha as crianças nas escolas e os pais passam por incompetentes.

Olhem pelos seus filhos como se fosse a maior joía da vossa vida, e não lhe facilitem tudo o que eles querem pois um dia vai arrepender-se.

Já agora a foto acima é das minhas supernannys da vida, o meu pai bastava abrir-nos os olhos que não sabíamos onde nos meter, a mãe mais condescendente, era e chinelo de borracha que tanto dava para nos chegar a roupa ao pelo ao fundo das costas, ou caso fugíssemos, atirar com ele e quase sempre acertava no alvo.

Abençoados sejam!

Uma boa cartilha que nos passaram de como educar um filho que há três gerações tem servido.