Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quarta-feira, 20 de julho de 2016

XIMA GOSTOSA

                                                           foto de Sergio Vinga

Passando os olhos pela net encontrei esta foto que de imediato me transportou a outras terras outras vidas outros tempos.

Sim, desde pequenita que brincando na rua era atraída pelo cheiro do peixe seco torrado na brasa onde anteriormente, pousara em três pedras a panela negra do fumo fervia realçada pelo branco da farinha de milho que  lançava suspiros de fervura.

E juntavam-se a princípio da tarde, em redor do prato de lata onde as colheradas da “Xima” arrefecia acompanhada do peixe assado outras vezes do feijão que fervera horas a fio apurando a gosto .

Fugia aos olhos de minha mãe para junto dos criados, olhava o deleite deles sentados numa pedra amassando a farinha na mão fazendo bolas que degustavam calmamente entre uma trincadela e outra.

Pois minha mãe não queria que ali estivesse a olhar interrompendo a refeição merecida do pessoal e muito séria com ar zangado chamava pelo meu nome pela última vez.

Era a ordem a ser cumprida mas ficavam os olhos naquele prato como se de um pitéu se tratasse e não me deixavam provar.

Zeca o nosso empregado mais sensível, tirou-se de medos e pede a senhora que o deixasse cozinhar a comida deles para as meninas, e na primeira feijoada que se cozinhou acompanhada do alvo arroz, ao lado orgulhosamente estava um prato de “xima”.

Foi uma alegria, de mãos esticadas apertando a farinha entre os dedos imitando o que havíamos visto fazer e molhando no rico molho do feijão.

Uma bagunça e a toalha toda pingada e suja tal era a bodeguice que fizemos, mas nossos olhos brilhavam de gozo porque já tínhamos provado o pitéu tantas vezes cobiçado.

Passaram os anos e na nossa mesa ainda hoje é presença assídua a xima quando há caril ou feijoada, mais que não seja por um recordação dos bons tempos passados e do gozo que dá comer como o nosso povo comia.


*Xima- farinha de milho cozida em agua e sal.