Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O AUTOCARRO DA EPOCA


Por acaso alguém sabia que nos anos 1942 já havia transportes públicos?

Pois descobri que efetivamente, com capacidade para 12 pessoas já havia um “autocarro” "AUTO ONNIBUS"que transportava muita gente a alguns destinos.

Coisa fina, motorista de fato e capacete à época, imagino o calor, ou seria que também tinham no carro ar condicionado?^

Os passageiro, sim tinham o ar condicionado das janelas abertas.

Pelos vistos vou mesmo ter que publicar os imensos textos que tenho sobre a minha terra que todos temiam pelo calor e atraso de vida, que se recusavam a ir para lá.

Estou fascinada com o que tenho rebuscado sobre Tete e sua historia, desde o tempo das Donas e como se desenrolou a historia desta cidade tão pequenita, agora maior, desde os tempos áureos.

Um país cheio de riquezas, pedras preciosas, carvão, ouro etc.

Porque nunca de explorou estas riquezas todos nós sabemos infelizmente .

Contava o meu pai que conhecia os mineiros destemido que exploravam o ouro em minas profundas e sem segurança algum.

As pedras preciosas escondidas naquele mato cerrado onde as micaias picavam ´de verdade.

Gosto de saber toda esta historia desde estes tempos até aos dias de hoje.

Desta terra que recebeu em seus braços muitos europeus que fizeram vida, inclusive alguns no meio daquele mato onde a civilização não chegou nunca, e eram felizes.

Quero esquecer as guerras atuais pois falarei apenas dos tempos, ou seja dos meus tempos de residência nesse paraíso onde os amigos eram muitos e bons.

Nem que vá neste autocarro que não deveria andar a muita velocidade mas chegava sempre ao seu destino.


domingo, 29 de outubro de 2017

FALAR DE CANCRO


Falar de Cancro.

Li no face book um texto certinho da Guidocha, uma amiga.

É isso mesmo, tudo que escreveste e espero que muita gente leia.

Não há coitadinhos, apenas doentes.

Infelizmente pela minha família tem surgido muitas destas situações, e realmente muitas vezes não sabemos o que dizer, apenas engolimos em seco a saliva que desapareceu, fica-se pálido enquanto procuramos bem no fundo de nós mesmo a coragem que não temos, mas temos que passar ao doente

Levar o caso de maneira normal, olhar de frente a pessoa e continuar a trata-la do mesmo modo. Ouvi-lo é importante o dialogo positivo com eles.

Não é um coitadinho, não é um ser com passaporte para a morte porque lhe apareceu esta doença.

É para mim uma pessoa que tem uma doença e terá que trata-la.

Ficar sem um peito porque lhe foi mutilado devido à doença, abrirem uma pessoa sei lá quantas vezes na tentativa de retirarem o “bicho” e nem sempre poderem.

Tratamentos infindáveis de quimo ou radio, que deixa a pessoa de rastos, cair-lhe o cabelo, olhar o espelho e não se conhecer, ele retorna-lhe uma imagem grotesca a que não estão habituadas, não é certamente a altura de a seu lado chorar e passar a ser o coitadinho.

Não!

Não é, mais vale ficar calado a seu lado dando-lhe a mão ou acariciando-o ao de leve, dizendo já passa vais ver, sempre com um sorriso ténue nos lábios.

Porque é a isto que eles se agarram, ao sorriso que vê na cara de quem o acompanha mesmo que depois saia de ao pé do doente e se desmanche em lágrimas.

Ir brincando cuidadosamente para lhe incutir esperança, conversar um pouco, tudo que possa fazê-lo esquecer por momentos o problema.

Bata-lhes as dores que vão passando.

A tudo isto resta a oração, porque não?

Conversar com Deus no silêncio de um templo, ele ouve-nos sempre.

Acho mesmo que é a única coisa certa e válida que nós podemos fazer por eles porque quimicamente, lá estarão outros competentes.

Muitos aos poucos vão-se curando, outros chegam a fase do sofrimento até que a morte os leve, é o tempo de lhes dar tudo com muito carinho , aquilo que a vida lhes irá tirar ,   .

Nunca mostrem pena de um doente com cancro. 

Nem com cancro nem com outra doença qualquer, eles precisam é de carinho e esperança.!