Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Que é feito do meu Moçambique

A guerra tinha terminado, fazia quase um ano. Não tínhamos entendido a guerra, não entendíamos agora a paz. Mas tudo parecia correr bem, depois que as armas se tinham calado. Para os mais velhos, porém, tudo estava decidido: os antepassados se sentaram, mortos e vivos, e tinham acordado um tempo de boa paz. Se os chefes, neste novo tempo, respeitassem a harmonia entre terra e espíritos, então cairiam as boas chuvas e os homens colheriam gerais felicidades.

Mia Couto. O ultimo voo do flamingo: 114.


Moçambique levou 30 e tal anos a recompor-se, curou as feridas da guerra, iniciou um período de reconstrução, e fez dele novamente o paraíso na terra.

As suas praias as suas gentes, o clima e tudo mais passou a ser novamente o destino que qualquer viajante deseja ou até mesmo o retornar as origens as gentes saudosas dum país onde sempre haviam sido felizes.

O que havia sido abandonado por força das circunstâncias e culpa de um acordo português mal elaborado, foi-se deteriorando durante anos até que aos poucos ultrapassou tudo e renasceu para um futuro auspicioso.

Moçambique estava no rumo certo, estradas novas, cidades reconstruidas, investimento nacional a estrangeiro por todo o lado, um país com uma potencial riqueza dos seus recursos, com um PIB de fazer inveja a muitos países
.
Chegam agora notícias de uma instabilidade total no país, envolvendo lutas bélicas pelo poder dum governo legítimo eleito pelo povo.

Talvez aproveitando esta fragilidade, os bandidos instalam-se á vontade, fazendo roubos, e raptos de gentes. Mais ainda executam-nas quando a coisa corre mal.

Sr. Presidente do meu país, não deixe que isto aconteça, não permita o regresso á guerra que só aterroriza as gentes, e atrasa o seu desenvolvimento, ordene que se faça uma caça aos raptores de modo a que não haja medo de viver em Moçambique. 

Não deixe que Moçambique perca tudo que conseguiu nestes anos, ser o tal paraiso na terra.

Eu e todos os Moçambicanos esperamos isso de si, queremos paz na nossa terra.