Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O SOL DA VIDA


Pois foi, mais um aniversario da minha mãe passou, estava feliz tal como uma criança que espera as prendas e os parabéns dos familiares e amigos.

A minha Margarida sua bisneta, delira quando os meninos da escola fazem anos.

Eles fazem postais coloridos com desenhos de flores, casinhas típicas da idade com duas janelas e uma porta, etc mas em nenhum falta nunca o SOL.

Talvez por ser fácil de fazer, amarelo com uns raios enormes como que abraçando tudo e todos.

Como é bom receber um abraço quentinho do sol e depois degustar a fatia de bolo enfeitado que as mamãs nunca esquecem de levar para que seja repartido à hora do lanche.

É bom fazer anos, é um dia de festa, e os idosos a partir de uma certa idade ficam encantados como as crianças.

Uma simples flor ou um telefonema curtinho que seja desejando os parabéns, enche-lhes a alma e ficam felizes.

Já ninguém se levante quanto toca o telefone nesse dia, apenas dizemos “é para ti mãe”, e coxeando lá vai ela atender.

Das mensagens do face book vou dando conta lendo e dizendo quem as envia, e de olhos marejados pede-me que agradeça, porque muita gente ela não conhece mas fica contente.

A festinha como sempre foi feita, concordo que com um exagero de sobremesas , coisas doces que gostam os idosos apesar de fazer pouco bem.

E reuniu-se a família, e por surpresa uma cunhada que se meteu ao caminho e também esteve não só ao jantar mas acabou por passar uns dia connosco, o que nos deu uma imenso prazer.

É disto que os idosos apreciam, rodeados de família e alegria

No fim de festas e para surpresa minha, sem papel nem lápis, na sua cabecinha estavam apontados os faltosos, os que sendo família chegada não ligaram ou por falta de saldo ou esquecimento.

Esquecimento este que se tem repetido ao longo de muitos anos.

Pois é tal como a Margarida festa é festa e aniversario é apenas uma vez ao ano, assim houve falta de postais com o imenso sol de raios quentinhos que deveriam abraça-la neste dia.

Para o ano queira Deus que faças os 90 anos com o mesmo discernimento que hoje tens porque a lista já vi que será novamente actualizada e talvez se lembrem, caso não aconteça, serei eu e a Margarida a desenhar um sol muito maior que te aquecerá sempre esse velho coração e te faça feliz.