Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 25 de fevereiro de 2017

CARNAVAL LONGÍNQUO



Num pais longíncuo para lá dos mares onde todos eram felizes, e riam muito, os amigos sempre juntos,havia semanas que se preparava a mascara que ira usar no baile de carnaval.


Na verdade era o maior baile que existia na cidade,este e do fim de ano dando aso a confeção escondida, das roupas para causar impacto à chegada.

Cola, missangas, arames, forros bordados etc. uma loucura.

Recordo isto porque ainda há muita gente que o pode confirmar.

Os adultos faziam a festa nos clubes as crianças quase sempre no colégio que abria as portas do salão para que se divertissem, tudo controlado.

A propósito de controlado uma dessas noites 3 casais resolveram mascarar-se, eles de mulher e nos de homens e la fomos para a farra.

Onde fomos direitinhos, claro ao colégio até porque havia sido aluna e meu marido professor, numa ideia de irmos aqui e ali começando pelo colégio que sabíamos acabar mais cedo que em outros locais der diversão.

Carnavais no colegio
Não nos deixaram entrar, éramos gente crescida e desconhecida, o que nos fez lançar umas boas gargalhadas que deixaram a Irmã Maria furibunda.

Ainda estivemos um bom bocado no desafio até que nos demos a conhecer e la entramos tão divertidos que deu direito a fotografia.

É bom recordar estes momentos pois do grupo faziam parte gente que ainda anda por ai.
Dos adultos repesquei a foto de 3 primeiros prémios, bailes do Clube de Cima por isso já bastantes antigas.

Em conversa com a pessoa que os vestiu e do qual ganhou o 1º prémio foi-me dito que numa das mascaras, a borboleta eram 5 as 6 pessoas a trabalhar nele, dobrar os arames para fazer as asas, depois forrar a varias cores e bordar com brilhantes etc foi obra de arte.
A
Borboteta


Era realmente um trabalho de grupo de amigos que com todo o primor e vaidade se empenhavam na obra pela noite dentro num convívio maravilhoso.

Era o nosso carnaval, dias maravilhosos onde todos se mascaravam para se divertirem.

Entrava alguém mascarado e todos o rodeavam tentando adivinhar quem era a pessoa ou casal, bem divertido por sinal pois muitas vezes os enganavam e saiam apostas sobre o assunto.

Primeira mascara de meu filho

Belas mascaras desfilavam naqueles salões.

Não mais vi um carnaval como estes, por cá apenas os corsos satíricos com meninas despidas tal como em países tropicais quando a temperatura é bem mais fria e o povinho paga bem pago para as ver passar.






segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TEATROS



A cidade era pequena apesar de para todos nós ser a maior, nada havia que valesse as pena vestir vestidos lindos, alguns com cheiro a naftalina nem os cavalheiros tirar o calção de caqui ou ganga e blusão colonial, e colocar uma gravata.

Na minha memoria ficou aqueles pescoços amarrados a sair das camisas transpiradas num sacrifico de se lhe tirar o chapéu.

Era no ar condicionado que se refastelavam descansando do aperto a que foram obrigados pelas esposas bem aperaltadas.

De quando em vez entre poucos mas bons momento momentos, alguém ensaiava umas peças de teatro que com a devida vénia era apresentada num silencio da plateia, com alguns risos contidos quando o guião o obrigava.

Nos fundos daqueles baús maravilhosos que há anos estão verdadeiras pérolas esquecidas lá vai aparecendo umas foto maravilhosas que aos novos nada dizem mas aos mais velhos fazem chegar aquela lágrima no canto do olho.

É certo que por ai já havia uma foto de um desses teatros no entanto chegou-me as mãos mais que vou ter o prazer de aqui relembrar.

E como gostaria que me chegasse mais e mais fotos com historias., afinal de um passado vivido por muitos de nós, apesar de eu ainda não estar nesta juventude.

Acho que eram feitos ainda no salão de festas do colégio, ao que fico a espera que alguem complete a informação que ainda me falta.
e o salão enchia.


Estas são as fotos quer me chegaram, note-se com mais de meio século, não sei se estão por ordem.










Alguma informação que me chegue completarei esta recordação