Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 23 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia

 photo cap.jpg


Foi esta semana 21 Março o dia Mundial da poesia.

E porque de poeta e louco todos temos um pouco, eis a minha partilha

AS ESCOLHAS

AS ESCOLHAS


Mandam os ensinamentos religiosos que se deve perdoar a quem nos tem ofendido, mas o ser humano não é assim tão forte o que por vezes dificulta e muito que possamos cumprir com tudo que nos é pedido.
Pela vida fora, infelizmente tenho tido muitos que me ofenderam profundamente e magoaram, quer estranhos, amigos e até mesmo familiares.
Fiz sempre tudo por perdoar como boa cristã que sou mas por muito que lute não consigo esquecer o mal que me fazem, quer a mim ou alguém da minha família.
Para minha saúde mental, tenho por norma arquivar estes ódios, só que os mesmos, quando menos espero tornam a saltar cá para fora o que me deprime e revolta.
A maledicência e coscuvilhice o diz que não diz são coisas que toda a vida procurei afastar da minha vida ao contrário de muita gente que faz jus a que esteja sempre presente tornando-se mesmo num vício.
Talvez por isto tive que seleccionar os meus amigos e conhecidos, para um lado aqueles que lembro com saudades e me dá prazer estar com eles, para outro lado os que se dizem amigos mas nas costas é o ver se te avias a dizer mal de mim, e a estes por educação apenas os oiço sem comentar nada, desejando que se afastem rapidamente.
No meio de tudo isto há que haver serenidade e perspicácia para saber diferencia-los o que nos torna frios na selecção para que não nos enganemos. É que qualquer descuido pode até dar cabo de uma família.
A idade amadurece-nos, e foi o que aconteceu, vinda de terras de sol abrasador onde a amizade era apenas uma, a verdadeira com as quais se podia contar nos bons e maus momentos da vida porque qualquer um nos dava a mão e ajudava a levantarmo-nos, e chegada as terras gélidas deste Portugal aprendi que aqui é cada um por si, que temos que engolir os nossos desânimos sem ajuda de ninguém, acabando por nos deixar debilitados ao ponto da solidão tomar conta de nós.
Essa solidão que mata, que por egoísmo ninguém ajuda a sair dela, quando seria preciso tão pouco, como uma mão e umas palavras amigas.
Talvez por isso veja tantos suicídios, tantas famílias destruturadas tanta gente caminhando só pelos caminhos da vida.
Este é o mundo terrível em que vivemos, e felizes os que tem amigos verdadeiros ou alguém que os apoie.