Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sexta-feira, 15 de março de 2013

O embondeiro que caiu


Caiu um embondeiro em Tete.

Foi derrubado porque muito provavelmente o objectivo era comercializar a sua madeira, muito embora muitos digam que essa madeira não serve para trabalhos de carpintaria. Uma notícia que deu que falar e ultrapassou as nossas fronteiras.

Tenho conhecimento de protestos de associações e/ou pessoas singulares vindas de diferentes quadrantes, por onde a notícia se espalhou rapidamente que se interessam pela preservação da natureza.

Sobrevivência... a quanto obrigas?

Quem cometeu esse “crime” se calhar não teve em consideração que o embondeiro é considerado uma árvore sagrada, inspirando poesias e ritos. Segundo uma antiga lenda africana, se um morto for sepultado dentro de um embondeiro, a sua alma irá viver enquanto a planta existir. Também se diz que a alma dos mortos se pendura nos seus ramos. Curiosamente, essa árvore tem uma vida muito longa, podendo chegar até seis mil anos. Só a sequóia e o cedro japonês podem competir com a longevidade do embondeiro. Cabe salientar que esta planta foi amplamente divulgada no século XX, através da obra “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Éxupery.

O seu nome científi co é Adansonia Digitata, mas é também conhecida como Baobá Africano. O embondeiro possui um tronco muito espesso na base, chegand atingir nove metros de diâmetro.

O seu tronco vai-se estreitando em forma de cone e apresenta grandes protuberâncias. As folhas brotam entre os meses de Julho e Janeiro. Em geral, o embondeiro floresce durante uma única noite, apenas no período de Maio a Agosto.

Durante as poucas horas da abertura das fl ores, os consumidores de néctares nocturnos, particularmente os morcegos, procuram assegurar a polinização da planta.

Normalmente o embondeiro cresce em zonas de clima tropical. No nosso país o embondeiro pode ser visto em diferentes regiões das provincias de Manica e Tete.

Tudo no embondeiro serve para a sobrevivência do ser humano. Vale ressaltar que esta árvore também se constitui numa fonte preciosa de medicamentos.

As suas folhas são ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, para além de serem usadas como um poderoso antidiarreico e para combater febres e infl amações.
Um pó feito de folhas secas vem sendo utilizado para combater a anemia, o raquitismo, a disenteria, o reumatismo, a asma, e é usado, ainda, como um tónico.


Em certas zonas de Moçambique o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária. O seu fruto é denominado múcua. Em Tete este fruto recebe o nome de malambe, uma palavra da lingua xinyungwe.

A casca do fruto é utilizada pelas pessoas como tigelas. A polpa e a fi bra dos seus frutos são capazes de combater a diarreia, a disenteria e o sarampo.

O cerne da fruta combate a febre e infl amações no tubo digestivo; as sementes estão repletas de óleo vegetal, podendo ser assadas, moídas e consumidas como uma bebida que pode substituir o café.

Em Tete, por exemplo, diz-se que o sumo do fruto do embondeiro é um produto afrodisíaco. Há quem chegue a fabricar yogurte, a partir do malambe.

Por tudo isto ... porquê derrubar o embondeiro?

Em muitos países derrubar um embondeiro é um sacrilégio
Quarta-feira, 13/03/2013 5 Correio da manhã Nº 4033



Novo papa 2013

Novo papa 2013 é eleito – Cardeal Jorge Mario Bergoglio se torna o Papa Francisco



Novo papa 2013 é eleito
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires e após cursar o seminário no bairro de Villa Devoto, entrou na Companhia de Jesus com 19 anos, no ano de 1958. Ele foi ordenado padre por jesuítas um ano após, quando ainda estudava teologia e filosofia pela Faculdade de San Miguel.
Entre os anos de 1973 e 1979, Bergoglio foi provinciano pela Argentina e, em 1980 atuou como reitor na faculdade de San Miguel, cargo que chegou a ocupar durante seis anos. O papa chegou a obter o título de doutor na Alemanha.
O argentino nomeado bispo no ano de 1992 e foi elevado para arcebispo no ano de 1997, quando passou a chefiar a arquidiocese da capital argentina. Ele entrou no Colégio de Cardeais no ano de 2001.
Na Santa Sé ele participou de vários órgãos, sendo membro da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, da Congregação do Clero e também da Congregação dos Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades da Vida Apostólica, fora o Conselho Pontifício da Família e da Comissão Pontifícia da América Latina.
Ele foi considerado como um papável desde que ocorreu o conclave que havia elegido o papa Bento XVI para que sucedesse João Paulo 2º, no ano de 2005. Como Bento XVI renunciou, o nome do arcebispo da cidade de Buenos Aires voltou a estar entre os mais cotados para ocupar o posto de papa.
A esperança renasceu em mim.
Homem justo, serio, simples que chega ao coração do povo.
Assim seja.