Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

terça-feira, 15 de outubro de 2019

ALMOÇO TETENSE 2019


Encontro Tetense 2019

Não é meu costume escrever sobre os nossos encontros das gentes de Tete
mas este de 2019 vou mesmo ter de o fazer.

Este é um almoço que as gentes de uma cidade pequena no norte do distrito de Tete, religiosamente marca presença todos os anos.

Como já ouvi muitos dizer era uma cidade onde se morria de calor, onde se estrelava um ovo ao sol, uma cidade para onde enviavam os deportados, os fugitivos à justiça etc etc.

Pois nesta cidade nasceu, cresceu e viveu muita gente boa, gente de coração que respeitavam todos e todos eram respeitados, onde se faziam grandes amigos que juntavam ao fim de semana à matine, ou na esplanada de um café apanhando o fresco da tarde, após o passeio dos tristes,quando o sol,  caía no horizonte junto ao rio.

Num repente esta gente separou-se, como se uma bomba tivesse caído no meio da cidade desandaram cada um para seu lado, e o destino Portugal.

Foi a independência de Moçambique.(não vou falar sobre isto)

Separaram-se todos, e refizeram a sua vida, mas a saudade, a amizade, de toda esta gente, fez com que se juntassem num almoço anual que se tem repetido até hoje e  lá vai quase meio século.

Estes encontros já de não justificam após meio século “ dizia alguém .

Como não, se foi aqui que fomos encontrando uns e outros espalhados pela cidades deste país, enquanto se ia assistindo aos poucos ao envelhecer dos mais velhos que já partiram e dos mais novos que agora continuam marcando o "ponto"neste evento.


Tudo se esquece e dentro de uma sala todos se reúnem, todos se abraçam com os olhos brilhantes de alegria ou uma lágrima que teima a cair, e almoçam e dançam como se estivessem naquela terra que deixaram há quase meio século, e grassa a felicidade.

Assim se foi encontrando todos ou quase todos com memorias transportando-as para os dias de hoje.

Aquele colega da carteira, do recreio das marotice diárias que o tempo e a vida separou de todos, e de repente ali está a nossa frente!

E assim foi este ano, do grupinho de estudantes do colégio de S. Jose de Cluny de Tete, já quase todos foram encontrados eis senão quando mais um aparece o Álvaro.

Encheu-me a alma ,  quase todos da foto de antigamente  apareceram.

Um menino magrinho de cabelo escuro e sempre pronto a acompanhar-nos que se perdeu dos companheiros há tanto tempo e hoje um excelente médico espadaúdo charmoso de cabelo grisalho mas com o mesmo sorriso e coração aberto de outrora.

Álvaro adorei ver-te passas a ser mais um de nós para sempre como há muitos anos numa cidade remota na memória de muitos mas que nos ensinou o significado da palavra AMIZADE um abraço a todos nós que vivemos para isto mesmo.




Foi aqui no Colégio, visitei-o há tempos e esta na mesma, mas hoje Universidade.

Entre amigos
Num Carnaval
 No colegio

                                        
Hoje