Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 24 de agosto de 2013

FERIAS

 photo MADRID2013AGOSTO089_zps1d62e6df.jpg
                                                                      MADRID

Hoje, e só hoje porque a minha tendinite assim me obriga venho falar um pouco dessas minhas férias curtas este ano.

Andei pouco por aí pelo motivo atrás falado mas dei uma escapada à capital dos “Nuestros Hermanos" que afinal tão perto,  apenas a tinha visitado numa curta passagem em serviço.

Deste modo consegui visitar o museu do Prado que leva bastante tempo apreciar as maravilhas que guarda, bem como outros monumentos.

As avenidas pejadas de turistas de todas as nacionalidades as noites quentes nas esplanadas etc. cativam bem quem a visitam.

De preços não falarei pois achei tudo caríssimo.

Por onde passávamos e questionando a nossa proveniência, confundiam-nos com franceses ou Italianos e eramos delicadamente atendidos, no entanto se disséssemos que somos portugueses, olhados de lado.

Ao que me consta não o fazemos quando eles nos vistam esforçando-nos ao máximo no nosso “portinhol” para afavelmente os recebemos, mas enfim.( Subserviência portuguesa?)

Portugal não é conhecido nos hotéis, as recepcionistas falam desde o mandarim à mais remota língua no entanto português nem se esforçam. 

Os canais televisivos aparecem todos, incluso” Aljazeera “ mas falado em Portugues, apenas os Brasileiros.

Pelos poucos dias que por ali estaria borrifei-me para isto pois era uma modo de descansar não tendo conhecimento das balburdias que se passavam neste cantinho “minúsculo e desconhecido” a beira-mar plantado.

Ao fim do dia descansava pela sala do hotel onde poderia ir a internet, ler ou conversar, fora das quatro paredes do quarto.

Distraidamente olho para uma estante dessa mesma sala onde se encontravam livros á disposição dos hóspedes enquanto da sua estada, e por curiosidade passei os olhos pela lombada dos mesmos.


Inúmeros livros de diversos escritores estrangeiros mais ou menos conhecidos, e com todo o meu cepticismo procurei a nossa possível representação no meio de tanta obra.

 photo MADRID2013AGOSTO085_zpsdfcfeef4.jpg 

Sorri, imagine-se que o único livro que orgulhosamente ali estava marcando a língua portuguesa, não era de uma obra de renome, mas penso que o segundo livro de uma recém escritora  “ISABEL VALADÃO”-  em LOANDA.





 photo MADRID2013AGOSTO083_zps16b72283.jpg




 photo MADRID2013AGOSTO117_zpsc95fc3a5.jpg



No meio de um mundo literário internacional, uma única obra portuguesa de uma conterrânea nossa, de Portugal e África impondo a presença portuguesa.

Tristemente questiono a projecção que temos nos outros países, que faz o nosso Governo para que imponhamos a nossa presença pelo mundo?

É que já não é a primeira vez que somos confundidos com a nacionalidade de qualquer  mas portugueses nunca.

Tenho pena que este povo que andou por mares nunca antes navegado, que possuiu um império por esse mundo fora é desconhecido apenas cobiçado para um dia destes sermos anexados a Espanha e deixarmos de ser ignorados.


Obrigada Isabel Valadão e que todos aqueles que um dia possam ter as suas obras espalhadas fora de Portugal.