Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 25 de novembro de 2017

O 7º ANIVERSARIO

Tão pequenas que eramos, e como recordo todos os que estão nesta foto.

Foi no meu aniversário, 7 anitos, vivíamos no Moatize, e a festinha não podia deixar de ser feita.

A mesa com o bolo de aniversario e mais iguarias próprias para a criançada estava posta na larga varanda que naquele tempo todas as casas tinham.

Mas era no imenso quintal com um enorme canteiro em frente à casa onde existia uma parreira, que adorávamos brincar.

Era as corridas, à apanha, à macaca depois chamada neca, ao ovo podre, uma roda onde em volta andava uma de nós de lençinho na mão, onde deixasse cair teria que apanha-lo logo e continuar o joga, senão era o ovo podre. Tantos jogos ao ar livre nos prendia, nem os brinquedos faziam falta.

Naquele tempo já o meu pai tinha a maquina de filmar que usava em todas as ocasiões importantes a registar.

Este era um deles, o aniversario da filha mais velha, o seu “bijou” e filmou toda a festa.

Lembro-me o pai de cócoras para apanhar todos os miúdos pequenitos e maquina em frente á cara, calções de caqui e balalaica, filmando livremente para mais tarde recordar.

Esse e outros filmes ando a tentar coloca-los na versão mais moderna para poder ver pois foi filmado em Super 8 que hoje já ninguém ou quase ninguém tem maquina de projectar para se ver os mesmos.

A brincadeira foi até tarde, e quando chegou a hora de apagar as velas já a noite descera, o que não invalidou que se fizesse a dita filmagem, do momento solene do apagar as velas, tendo para isso improvisado a ligação de um farol a uma bateria iluminando tudo, lá ficou registado o momento.

Como anseio um dia poder mostrar estas e outras imagens.

Esta foto , tirada penso que há chegada dos meus amiguinhos à festa, pois ainda estávamos com a roupa bem engomadinha e limpinha, alguém tirou esta foto.

Recordo nela, o Marcel, filho do director da Carbonifera, a Maria Amaral, as minhas grandes amigas as irmãs Cravo, a Geninha Castro eu e a minha irmã.

Registado que foi este momento de há tantos anos quis reparti-lo com meus amigos desse tempo e ainda de hoje.

Tenho esperança de um dia ainda poder abraçar a Betinha Cravo e irmã que tanto brincamos em crianças e há dias as encontrei neste mundo de internet.

Foi lindo este meu aniversario, dos muitos que passaram este é o meu preferido e inesquecível.


Obrigada pai, onde estejas por sempre teres registado os melhores momentos das nossas vidas.

Sem comentários: