Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

terça-feira, 8 de agosto de 2017

RANCHOS EM FESTA





No poste anterior, aqui colocado há dias falava de danças ao sábado numa praça em Espanha onde este ano tirei uns dias para descansar.

Este sábado aqui na minha cidade, na Praça do Município vulgo Rossio, ao fresco das tílias enormes, um palco foi montado e por ele passaram vários ranchos folclóricos.

Não é que seja apreciadora de folclore mas a mãe adora ver, lembra-lhe os tempos de jovem que ao domingo havia bailarico ao som de uma concertina.

Desfilando vários ranchos da zona de Viseu dançando neles novos e idosos num frenesim que nem sei como aguentaram, mas dando um espectáculo fantástico passando o testemunho aos mais novos..

Para fechar, o que muito me admirou, porque mais não era que um rancho folclórico da casa de Viseu no Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro sim, lá do Brasil onde formaram o grupo folclórico e apenas havia três portugueses emigrantes nos anos setenta, ou seja já com alguma idade-

Dançaram como se toda a vida aqui tivessem residido, numa perfeição do pormenor das
roupas e das musicas.

Foi perfeito, e teem corrido por ai fora dançando, levando o nosso folclore por terras estrangeiras.

Seguiram para a Europa onde vão continuar a dançar, e dar a conhecer não o folclore brasileiro mas o folclore de Viseu Portugal.

Por favor que se continue a mostrar que não somos apenas um povo onde as mulheres vestem de preto e tem bigode.


Portugal é muito mais,tanto nos usos e costumes como na comida tradicional, feiras , arraial , alegria, a beleza dos trajes das nossas terra, dos nossos monumentos etc.




Sem comentários: