Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

domingo, 18 de maio de 2014

A MODA DA MARMITA

 photo sem-tc3adtulo_zpsa3662b5e.png



Esta semana a caminho do serviço fui apreciando as pessoas que chegavam para também iniciar o dia de trabalho.

Umas mais “casual” outras nem tanto, mas bem arranjadas não fosse Viseu a terra da vaidade.

No entanto para meu espanto desfilavam desde os executivos ao lojista todos com uma lancheira.

Os executivos de pasta de cabedal na mão e computador pendurado ao ombro, na outra uma lancheira.

E descontraidamente caminhando para um novo dia como se sempre a mesma fizesse parte dos pertences indispensáveis que carregam.

Não imagino o que possa estar dentro no entanto ao que conheço do povo português, não é a “sandwich” que o satisfaz durante um dia de trabalho, até que para isso a teria metido dentro da pasta.

Imagino o quanto saboroso prato ali levam para descansadamente degustar á hora de almoço sem ter de enfrentar o trânsito para ir a casa ou despender cerca de 10 euros num qualquer “boteco” a essa hora.

Na realidade quer queiramos quer não, é bom ir a um restaurante degustar uma refeição calmamente de quando em vez.

Mas diariamente, além da hora de almoço ser curta, também o tempo de espera mesmo curto é sempre longo mais se levarmos aquela preocupação de algo que ficou pendente no serviço o que desde logo se come a correr e nem sempre se saiba o que se come.

Por detrás daqueles balcões onde se come a correr uma sopa, um "bitoque" ou seja lá o que for nem sempre há qualidade nos cuidados de higiene da confecção. Mas negócio é negócio e para o fornecedor isso nada interessa.

Há dias alguém do “back off” da cozinha de uma unidade de “fast food” a portuguesa comentava que ali nada se estragava por isso havia decidido pela venda da sopa que é passada não dando para identificar o que la foi posto.

Para não falar nos tais croquetes e rissóis de peixe, leitão etc.

Alguém acredita que se faça um recheio de leitão fresco para confeccionar os ditos rissóis?

Nem falo no preço que levam, pois por um sumo e um rissol nunca menos de 4 euros, e alguém fica almoçado apenas com isto. É só somar o quanto se gasta por dia nisto, no café, no lanche etc. alem do quanto faz mal a saúde.

Pois bem voltando as ditas marmitas, certamente sabem o que ali levam, talvez até o resto do seu jantar mas que não deixa de ser saudável para o almoço do dia seguinte. 

E saladas, essas que se vendem nos restaurantes ao preço de uma horta inteira, nelas vai certamente uma bem lavadinha com imensos ingredientes, temperada a gosto que satisfaz qualquer um.

E o negócio das marmitas também ajudaram á desinibição de carregarem com elas pois são de extremo bom gosto, cores da moda e para os cavalheiros personalizados.


Mau para os restaurantes talvez, mas bom certamente para a saúde e algibeira de cada um.

 photo nomadclassic1_zps76220146.jpg

Eu já a uso há muito tempo e não me arrependo!

Sem comentários: