Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Os vestidos das bonecas.



Faz-me um vestido para a minha boneca mãe.

Desde pequenita mal me via sentada à maquina de costura logo se punha a meu lado pedindo que lhe vestisse as bonecas.

Um dia dei com ela de agulha e tesoura na mão ela mesmo a fazer o vestido para a sua boneca.


Muito básico sem as minúcias que a costura obriga, mas a vontade de vestir as suas meninas cortou o tecido, enfeitou com renda e num ponto confuso vestiu-a como se fosse a um cerimónia. 





Depois mais outra e outra.

Foi uma vitoria, ela mesmo conseguir fazer o vestido sem a minha ajuda.

Claro que lhe dei os maiores elogios, e até hoje tenho guardado o seu primeiro vestido confeccionado por ela mesmo.

Por graça, fui depois vestindo as suas bonecas, costurando com restinhos de pano os vestidos de outras bonecas





Certo é que a tinha sempre ao meu lado entretida com as suas brincadeiras.

Dos muitos que ainda guardo, um conjunto de vestido e calça que no verão se veste ao chorão .




 No inverno imagine-se que me dei ao trabalho de fazer um vestido de malha, não fosse o boneco passar frio.






Os anos passaram ela cresceu e deixei de fazer as “toilette” das bonecas, mas eis que esta semana repetindo o que a tia fazia, lá tinha a minha neta ao meu lado enquanto cosia a máquina, fazendo o mesmo pedido:-

Vó faz um vestido para a “Sara”, nome que lhe atribuiu como faz com todas as outras.

Deu-me uma saudade daqueles tempos passados, e prometi que sim, a roda da vida repetia-se.

Rebusquei na caixa dos retalhos uma tira que desse para tal enquanto ela ao meu lado ia recusando uns e escolhendo outros até que se decidiu.


Fiz-lhe o vestido para a Sara, acabei-o ontem logo ao chegar da escola vou de certeza ver seus olhos esbugalhados de felicidade ao ver a sua Sara tão enfeitada.









Como é fácil ser feliz!

Sem comentários: