Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

domingo, 6 de outubro de 2013

O ASSOBIO.

 photo COPIA_1_zpsdad098d3.jpg



Domingo,  diferenciado pelo dia de descanso, da missa dominical, das tardes no café na jogatina ou apenas deitando conversa fora.

Esta manhã, reparei num individuo, aperaltado de camisa lavada cabelo bem penteado, de mãos nos bolsos caminhando para a missa.

Assobiava pelo caminho, uma qualquer melodia mas de cara alegre e olhos brilhantes transmitindo uma felicidade enorme, la ia feliz acompanhando os passos com o assobio.

Sorri pois já há muito não via alguém de ar sereno assobiando á vida num hino de alegria.

O assobio era das coisas que se aprendia de menino, poucos eram o que não sabiam faze-lo.

Ou como instrumento de musical, ou como meio de chamamento ou até elogio a quem passava. 

O sopro afinado a encher as ruas misturando-se com os barulhos da cidade, destaca-se pela sua melodia.

Era diferenciado das mais inúmeras maneiras de se ouvir, uns mais trabalhados outros imitando o piar dos pássaros, outros de sons combinados.

Todos sabiam assobiar, e neste contexto recordo muito da minha vida.

Os namoricos que na calada da noite resolviam chamar atenção, ouvia-se o silvo especial que fazia a pessoa a quem era dirigido, de imediato assomar a janela a perscrutar na escuridão da noite a silhueta da pessoa amada.

Meu pai que era de poucas palavras, nunca falava alto, para nos chamar usava o assobio, um num som bem especial que conhecíamos á légua.

Quando o ouvíssemos era de imediato que aparecíamos, e nos bailes quando a hora de regressar chegava, era um tocar a recolher sem dizer palavra.

O assobio, esse modo de comunicar antigo que com o tempo foi esquecido.

Talvez mesmo já nem apeteça assobiar, porque este acto vinha do fundo da alma, transmitia  o seu estado de alegria e despreocupação.

Hoje a tristeza abafou essa vontade, mais cedo ou mais tarde,a vida voltará a ser tal como o canto de uma ave, leve, breve, suave.


Sem comentários: